Análise de Recursos Educativos Digitais (RED)

Recursos Educativos Digitais

A primeira tarefa foi concluída e digo-vos que foi bastante interessante. O objetivo era fazer a análise de Recursos Educativos Digitais (RED). E, quanto a mim, o melhor de tudo foi/é, de facto, a partilha e a visão que cada um trouxe dos diferentes recursos.

A propósito, ficam aqui os endereços a partir dos quais podemos encontrá-los e uma breve descrição dos mesmos:

Help Kidz Learn – http://www.helpkidzlearn.com/  – O HelpKidzLearn é um website caracterizado por conter uma variedade de   actividades de estimulação à aprendizagem através de jogos, histórias e construções. O input pode ser feito por rato, trackball ou switch; é apresentado sob a forma de várias aplicações com software gratuíto online;   permite a adequação de algumas actividades ao utilizador (através da filtragem de estímulos e graduação da actividade); dominado exclusivamente pela lingua inglesa.

Jogos Didáticos no Sapo – http://jogosdidaticos.no.sapo.pt/ – É um website de software gratuito constituído por jogos maioritariamente de estimulação cognitiva. Apresenta-se sobre a forma de uma página principal com a distribuição dos vários jogos em mosaico, com grau de complexidade crescente de ecran para ecran. Todos os conteúdos são escritos e falados na lingua portuguesa.

Caminho das Letras – http://e-livros.clube-de-leituras.pt/cdl/ – Este site está  integrado nas múltiplas ações do Plano Nacional de Leitura, O  Caminho das Letras. Trata-se de um espaço dinamizador de  iniciativas relacionadas com leitura e a escrita, que se assume  como um agregado de livros de autores consagrados e aprovados  pelo Plano Nacional de Leitura e, em simultâneo como um  repositório de trabalhos realizados por pessoas interessadas em  criar outros textos motivados pelo livro que acabaram de  ler. O caminho das letras é um  projeto-piloto para ser testado com alguns alunos dos primeiros  anos das escolas do ensino básico supervisionado por três  especialistas: Carlos Correia, Inês Sim-Sim e Isabel  Alçada.

Mosaico EDU, Ciberatividades

Mosaico.Edu – http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/ca/index_ca.htm  – o Mosaico é um software didáctico dividido por três grandes classes designadas por Borboletas, Chapins e Golfinhos, as quais  traduzem níveis crescentes de dificuldade. Dentro de cada uma destas classes encontram-se diversas actividades distribuídas por diferentes áreas de intervenção.

Centro Virtual Camões

Centro Virtual do Instituto Camões – Área Aprender – A Brincar – http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar.html – disponibiliza um conjunto de jogos que apoiam o ensino e aprendizagem da língua    portuguesa. Os jogos estão organizados em três graus de dificuldade, o que permite adequá-los de acordo com as competências atuais de cada aluno e avançar à medida que este for evoluindo. Recursos disponíveis: Jogo da Lusofonia/ Jogo da Forca/Gramaticando/Jogos Lexicais/Jogo da Glória/Figuras Célebres/Temas. Níveis de ensino dos destinatários: 1º/2º/3º ciclos; Áreas/Competências alvo: desenvolvimento de Competências Cognitivas, Leitura e Escrita da Língua Portuguesa.

Noddy – http://www.noddy.com/funtime/index_pt.html – Disponibiliza um conjunto de jogos do boneco animado ”Noddy”. Os jogos apenas têm uma plataforma, grau de dificuldade baixo e na maioria são intuitivos.          Visualmente são sugestivos e coloridos. Apenas exigem o cumprimento da tarefa para finalizar o jogo. Os jogos disponíveis são: O Jardim da Ursa Teresa; Rebentar balões; Labirintos Mágicos (não é possível aceder),          Caçador de Estrelas e Fazer Arco Iris. Construído para o pré-escolar e desenvolvimento de competências nas áreas da motricidade fina, percepção visual, coordenação óculo manual, cognitivas (formas, cores primárias e secundárias, contagem até 5, sequencias, padrões,…).

Skoool – http://www.skoool.pt – Este Site é um projecto desenvolvido pela Intel Corporation e pela Câmara Municipal de Castelo Branco, com a colaboração da Universidade de Coimbra e do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Tem conteúdos e recursos digitais para o 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, nas áreas de Matemática, Biologia, Física e Química. Permite, o uso do quadro branco interactivo que transforma a interacção entre os professores e os alunos na sala de aula, e ainda se pode fazer o download de materiais pedagógicos para os computadores dos alunos, para utilização offline, o que permite a estes continuarem a trabalhar em casa.

EU SEI! – http://nonio.eses.pt/eusei/ – Site produzido no âmbito do Centro de Competências TIC da ESE de Santarém, e que partiu de uma ideia original de Teresa Pacheco que, com o apoio de José Maurício Dias, também o concebeu e realizou, sendo igualmente responsável pela sua atualização e manutenção. Atualmente possui 1618 jogos e atividades educativas/pedagógicas do Pré Escolar/Jardim de Infância, do 1.º e do 2.º Ciclo, nas diferentes áreas disciplinares. Permite, por um lado, a contribuição de professores com diferentes conteúdos – Fichas, Jogos e Atividades para os seus alunos, Planos de Aulas, relatos de Boas Práticas, Notícias e Trabalhos, mediante a inscrição na comunidade. Por outro lado, também os alunos, podem dar azo à sua imaginação, e continuar uma história já inicialmente relatada por outros; podem construir eles próprios dicionários, assim como fazerem trabalhos de investigação.

Anaya Interactiva – http://www.anayainteractiva.com/ – espaço para educadores em que poderá encontrar materiais digitais para preparar e dar as suas aulas.

Biblioteca de Livros Digitais – http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/ – A Biblioteca de livros digitais é um projecto integrado no Plano  Nacional de Leitura e consiste num espaço, onde se encontram  livros de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de  Leitura e onde se podem realizar várias actividades de leitura e  escrita. A biblioteca disponibiliza várias obras dirigidas a  quatro faixas etárias diferentes: 3/6anos – 17 obras; 7/10 anos – 9 obras; 11/13 – 3 obras; 14/16 – 1 obra. Além da leitura cada obra apresenta uma versão aúdio onde se pode  ouvir uma leitura dramatizada da história e por vezes balões com  falas das personagens. Este site de livros, contos e histórias dá à população aderente, a possibilidade de explorar textos interativos, que constituem  uma novidade no mercado, se bem que, aqueles que ainda não têm  acesso à internet em suas casas se sintam impossibilitados de tal  consulta.

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