Quadros Interativos Multimédia – Reflexão

Estas ferramentas foram, na grande maioria das escolas, trazidas pela mão do Plano Tecnológicoda Educação (PTE), mas para além dos recursos físicos e financeiros dispendidos, as vertentes da formação e a disponibilização de recursos pedagógicos, próprios para cada disciplina/ciclo, ainda estão longe de atingir um grau satisfatório, sendo igualmente importante refletir sobre o impacto que a sua integração está a ter no contexto escolar, o modo como estão a ser utilizados e que vantagens daí advêm.

Relativamente às questões de natureza pedagógica, não podemos esquecer que, como para qualquer outra aula/sessão, a utilização do QIM exige uma preparação cuidada das atividades e de um trabalho prévio de seleção/produção de recursos para serem explorados através do quadro. Por exemplo, (1) ter em conta que todos os materiais projetados sejam facilmente visíveis e percebidos por todos os alunos (letras pequenas, cores suaves, imagens e esquemas de reduzida dimensão, a distribuição desorganizada e sem critério dos elementos de comunicação e o excesso de informação em vez de facilitar, dificultam ou impedem a comunicação); (2) relacionar o trabalho na sala com o mundo exterior (o QIM possibilita uma navegação para outras realidades, outras ferramentas e um prolongamento da sala de aula para o quotidiano dos alunos); (3) não ficar restrito à utilização do QIM, quando percebe que determinado aluno poderá ter vantagens na utilização de outro recurso (se for possível que cada aluno, ao seu ritmo individual, possa interagir com um determinado programa num computador, por exemplo, então deixemos que eles o façam).

No âmbito das questões organizacionais, o professor deverá cuidar para que todos os alunos tenham boa visibilidade para o QIM e fazer uma boa preparação das atividades, treinando a utilização de todos os recursos necessários (software ou outros), por exemplo.
Adaptado de Quadros Interactivos Multimédia (QIM), Gisela Castro e José Caldas, Centro de Formação de Associação das Escolas de Matosinhos

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: