Reflexão final

Este Blogue derivou de uma proposta de trabalho no âmbito do curso TIC e Tecnologias de Apoio na Educação de Alunos com Necessidades Educativas Especiais, na Universidade de Aveiro. Para além das reflexões relativas às diferentes sessões, o objetivo deste espaço era o de partilhar informação sobre esta temática. Nesse sentido, todos os registos que aqui foram surgindo são o resultado da reflexão feita pela autora do blogue e do trabalho desenvolvido no âmbito das tarefas do referido curso.

Na primeira reflexão registada (aqui e na primeira sessão presencial) referia a importância do curso para a minha formação profissional e as expectativas iniciais. Tendo em conta as minhas atuais funções, em que as TIC e as TA estão integradas, as principais motivações para a frequência deste curso prenderam-se sobretudo, com a possibilidade de aprofundar os conhecimentos que permitissem desenvolver maiores competências quer na avaliação de alunos com NEE (para recomendação de produtos e tecnologias de apoio nas áreas da comunicação, do acesso ao computador, no apoio para as diferentes áreas curriculares) quer na (in)formação de todos os intervenientes no processo educativo destes alunos (docentes, terapeutas, assistentes operacionais, pais); assim como de conhecer novas soluções de baixa tecnologia que possam vir a ser alternativas interessantes e eficazes, não só para famílias com baixos recursos económicos mas também para estabelecimentos de ensino que nem sempre possuem capacidade financeira para suportar a aquisição de produtos/tecnologias de apoio ajustados às necessidades dos seus alunos e, finalmente, mas não menos importante, igualmente partilhar conhecimentos e experiências sobre a utilização de tecnologias/produtos de apoio.

Tal como previa na primeira reflexão que fiz neste blogue, a componente prática do curso implicou a realização de tarefas exigentes (o Jaime encarregou-se bem disso!) as quais nem sempre foi possível explorar tanto quanto seria desejável devido às inúmeras solicitações do trabalho diário em contexto profissional. Fica a vontade de continuar a descobrir as soluções apresentadas e de explorar os conteúdos abordados.

Para terminar e pegando nas palavras do nosso formador, a todos foi possível beneficiar do espírito colaborativo e de partilha, ingredientes fundamentais para que nos tornemos melhores profissionais e melhores pessoas. No fim, os que ganharão serão os nossos alunos, objetivo primeiro e último do nosso trabalho e do nosso esforço.

O nosso caminho continua. Até já.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: